sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Gratidão





Que alegria saber que estas no meu coração e me escutas!                                                                                                                    
 

Algumas coisas que os jovens nos podem ensinar



O Reitor Mor escreve ao Boletim Salesiano – Novembro 2012 (2ª parte)

1- As crianças percebem as emoções com intensidade e sensibilidade maiores das nossas e as manifestam com absoluta espontaneidade. Isso provoca nos educadores um forte crescimento no sentido de responsabilidade e a necessidade de uma sempre maior capacidade de autocontrole

2- A cada momento da jornada, a mente de um educador é obrigada a desenvolver prontidão de espírito, inteligência do coração, inventiva. Todos os dias, a vida com os jovens coloca-nos diante de escolhas, desafios, problemas e dificuldades.

3-"Olha aqui!" As crianças desejam a presença do educador. Não um simples "estar ali": querem a atenção total, indivisa, sem julgamentos ou expectativas. Estar presente significa estar disponível: estou aqui, para ti. Uma atenção pura, que não invade e não dirige, mas está intensamente presente, e basta.

4- Dom Bosco dizia: "Deixai aos jovens plena liberdade de fazer as coisas que mais lhes agradam... E, como cada um faz com prazer o que sabe que pode fazer, eu me regulo por esse princípio, e todos os meus alunos agem, não só com as atividades, mas com o amor" (MB XVII, 75).

5- D. Bosco insistia: «Escutem-nos, deixem-nos falar muito». E, por primeiro, ele deu exemplo disso: «Não obstante suas muitas e importantes ocupações, estava sempre pronto para acolher no seu escritório, com um coração de pai, os jovens que lhe pediam uma conversa particular. Mais ainda, queria que o tratassem com grande familiaridade e jamais se lamentava da indiscrição com que, às vezes, era importunado por eles. Deixava a todos plena liberdade de fazer perguntas, expor dificuldades, defesas, desculpas... recebia-os com o mesmo respeito com que tratava as pessoas importantes. Convidava-os a se sentarem na poltrona, enquanto ele ficava à mesa, e ouvia-os com a maior atenção como se as coisas expostas por eles fossem todas muito importantes. Às vezes, levantava-se, ou caminhava com eles pelo escritório. Concluído o colóquio, acompanhava-os até o limiar, abria-lhes ele mesmo a porta, e despedia-se deles dizendo: – Sejamos sempre amigo! (MB VI, 438-439).

Quinta-feira, 29 de Novembro de 2012

 

O futuro da nação- escolinha Eusébia Palomino de Chiúre


Foi  no dia 24 de  Novembro, dia significativo para toda Igreja e a Família Salesiana que na escolinha Eusébia Palomino de Chiúre, realizou-se a cerimónia do encerramento  e graduação de 30 crianças que durante 3 anos frequentaram  a escola infantil.

Estiveram acompanhados pelos seus pais e encarregados de educação que responsávelmante acompanharam  e ajudaram os seus a chegarem  até  esta dada.
Os pais expressaram a sua gratidão e felicidade pela dedicação e colaboração de  todos  na educação destas crianças.
O empenho pela qualidade tem-se verificado gradualmente no seio desta Escola, acreditando que saíndo desta estarão aptas para enfrentarem o ensino primário.
 Tudo  concorre para um crescimento sadio , humano e cristã das crianças, para o bem  próprio,do Distrito e da nação.
Ir.E.Inácia Fma

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Falecimento do Pe. Tomás Missai

Deus deu-nos, Deus tirou-nos seja louvado o seu nome Santo



No dia 7 de Novembro de 2012 faleceu o director da Escola Profissional 'Domingos Sávio' de Inharrime quando ia em missão de serviço à Vila de Vilankulos em favor dos jovens alunos da Escola para encontrar lugares de estágio profissional.
Após uma reunião com a comunidade salesiana empreendeu a viagem para esta Vila. Conseguiu apanhar um transporte semi-público que ia em direcção à Nampula. Porém, perto das 14,00 h., 7 kms antes do lugar onde deveria descer o P. Tomás, o pneu esquerdo da frente furou e originou três cambalhotas. No accidente morreu o P. Tomás, uma senhora e sua filha, outra senhora teve graves feridas, mas o morista saiu nesse acidente ileso.

No mesmo dia, o padre da Consolata e pároco de Vilankulos com a comunidade cristã fizeram-se cargo de todos os trabalhos de documentaçao e de cuidado com o corpo do nosso falecido. Fizeram um trabalho humano e cristao impagável. Deram-nos um grande testemunho de caridade crista.

No dia 8, o Provincial Padre Américo acompanhado pelo P. Rogelio seguiram para Vilankulos para receber o corpo do falecido e transladar para Inharrime. Chegara a esta Vila às 3 horas da manhã do dia 9. Às 4 horas foram para o hospital junto com o pároco onde a comunidade cristã estava à nossa espera para realizar uma oração de despedida. Às 4,30 iniciou a viagem do regresso de novo para Inharrime.

 
Comunidade Crista de Vilanculos



Devemos muito para esta comunidade cristã de Vilanculos por tudo que fizeram, desde o dia de acidente até o dia em que fomos transladar o corpo. Descobrimos que nelas o quanto Deus nos ama. Peçamos as necessarias para esta comunidade cristã.
É este o carro que matou o nosso irmã, veja com está o seu estado - É triste, mas o que podemos fazer!

Perto das 11 horas do dia 9 de Novembro, cegaram os restos do nosso irmao Missai à Escola Profissional de Inharrime de onde era director da Comunidade e da Escola. Para o receber na entrada estavam todo o pessoal trabalhador junto com os dois salesianos da Comunidade e as Filhas de Maria Auxiliadora.

Às 13 horas deu inicio ao funeral no pavilhão desportivo da Escola. Concelebraram junto do Provincial uns 25 sacerdotes, entre os quais destacavam salesianos vindos de todas as casas do sul de Moçambique, assim como Filhas de Maria Auxiliadora e representantes da Família Salesiana. Também houve bastante representação da vida religiosa em Inhambane.
Ao final da Eucaristia houve mensagens dirigidas por diferentes grupos e autoridades de Inharrime e da Igreja de Inhambane que mostraram o seu grande afecto pelo trabalho desenvolvido pelo P. Missai.

Depois foi levado em procissao o fèretro até a oficina de electricidade onde se desenvolveu o velório que teve duraçao até às 22 horas, momento em que havia que preparar tudo no carro que havia de transportar o falecido até Pemba.




Uma boa presença dos irmãos salesianos da zona sul e os sacerdotes da diocese, membros do Governo distrital de educação.
As FMA de Inharrime e as de Maputo acompanhadas com a sua superiora

Momento do velório, todos com fé vão dando a ultima homenagem

Professores e funcionarios carrengando a urna para a oficina de eletricidade

Na dianteira está o nosso simbolo de salvação


Na tarde do domingo 11 de Novembro, perto das 18,30 h. a urna  contida os restos mortais do Pe. Tomás, foi recebida por dois carros com os seus familiares indo em cortejo atè à Igreja de Maria Auxiliadora da cidade de Pemba, onde muitos familiares e amigos e membros da comunidade paroquial o esperavam.
Após as orações iniciais no átrio da Igreja, celebrou-se uma Eucaristia presidida pelo Pároco com a presença de outros sacerdotes e religiosas, assim como numerosos cristãos. Terminada a Eucaristia, a Paróquia e a familia organizaram um velório durante toda a noite.

Estiveram presentes salesianos das comunidades de Matundo e Moatize, assim como as Filhas de Maria Auxiliadora de Nampula, Chiuri e Pemba. Às salesianas de Pemba a nossa gratidão por todo o grande trabalho que fizeram para preparar as cerimónias, contacto com os familiares e acolher os salesianos. Foi um momento de Família.

Dia 12 de Novembro, às 10 horas iniciou o funeral de corpo presente, presidido pelo P. Américo. A seguir à celebração a grande assembleia reunida em oração dirigiu-se ao cemitério da cidade para sepultar o corpo do nosso ente querido irmão. Foi sepultado, graças à colaboração da diocese, no lugar destinado aos sacerdotes.









 



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ela está na nossa casa


Imaculada Conceição em Inharrime
No dia 23 de Setembro do ano em curso, a nossa paroquia de Inharrime recebeu a Imagem da nossa Senhora da Imaculada Conceição padroeira da diocese de Inhambane. Foi um momento de renovação do nosso amor à mãe querida.


Nas nossas escolas salesianas a visita desta Imagem foi no dia 11 de Outrubro. Foi bem recebida com amor e alegria, como pode ver na foto abaixo. Era exactamente, as 7:00 hora que a Imagem chegou na escola Profissional que ficou toda manhã e de tarde esteve na escola Laura Vicuña, por fim esteve na comunidade cristã Maria Auxiliadora. Louvamos esta presença de mãe que anda em paroquia em paroquia a abençoar e fortificar os seus filhos e suas filhas na fé em Jesus Cristo.



Não faltou o momento de diálogo com Deus na grande familia de Deus. Depois desse momento passou para escola Laura Vicuña e depois as 18 horas na comunidade cristã, Maria Auxiliadora.
Por tudo, damos graças a Ela que é mãe de todos nós que nos abenções para estarmos firmes na fé.

Finalmente tivemos a missa de encerramento dessa visita no dia 14 de Outubro na Matriz, foi um momento bonito que ajudou-nos bastante na renovação do nosso amor para com Ela.